Acontece quando todas as características das fachadas são preservadas, ou seja, quando os materiais de revestimento são mantidos, como por exemplo: a manutenção do revestimento cerâmico ou porcelana, granito, textura, fulget natural, entre outros.
X
Quando temos a exaustão natural do tempo de vida útil do material de revestimento, muitas vezes acelerada pela ausência de manutenções periódicas, há a possibilidade de realizar uma MODERNIZAÇÃO predial.
TIPOS DE REVESTIMENTOS MAIS USADOS
REVESTIMENTO TEXTURIZADO
As texturas são tipos de revestimentos em massa para paredes, que além de decorativos, ajudam também no contraste e controle de umidade de superfícies. A diferença entre as texturas consiste basicamente na aparência final do acabamento, porém, existem algumas características particulares de cada uma, que podem influenciar na sua escolha.
As texturas são indicadas para ambientes internos e externos, apresentando ótima resistência a diferentes condições climáticas, como chuvas e raios UV.
Os tipos de tintas são classificados de acordo com a norma NBR 11702:2019 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Quando se trata de pintura de paredes externas, os dois sistemas mais utilizados são a pintura acrílica com acabamento semibrilho e a pintura acrílica elastomérica, podendo ter acabamento fosco (Suvinil) e semibrilho (Renner).
O revestimento cerâmico é muito utilizado em fachadas condominiais por ser um material resistente e a manutenção de baixo custo. Além de agregar valor ao prédio, ele ajuda a proteger as paredes contra umidade e o excesso de calor.
A manutenção preventiva desse revestimento é de extrema importância para a sua durabilidade.
Material nobre e duradouro, o mármore ou granito são ótimas opções para deixar a fachada predial mais moderna e revitalizada. Entre as vantagens desse revestimento estão: durabilidade, resistência a intempéries e desgastes, aparência sofisticada e valor estético agregado ao edifício.
A aplicação de mármore ou granito requer planejamento cuidadoso, preparação adequada da superfície e seleção de materiais apropriados para garantir que o resultado final seja esteticamente agradável e duradouro ao longo do tempo.
Também conhecidas como PEDRAS NATURAIS, as PEDRAS DECORATIVAS são uma maneira eficaz de melhorar a aparência e a durabilidade do edifício.
O processo envolve escolher o tipo certo de pedra, preparar a superfície, instalar as pedras de acordo com um design específico e realizar a manutenção adequada ao longo do tempo para garantir que o revestimento permaneça atraente e funcional.
Os painéis de ACM estão em alta no mercado e podem ser considerados peças fundamentais para a composição de alguns projetos. Material muito versátil em sua aplicação, possui resultados arquitetônicos surpreendentes, dando um toque especial pela facilidade de manutenção e qualidade de acabamento.
Além disso, os painéis são recicláveis e seu processo de instalação é muito simples, o que agiliza o prazo da obra.